Ir para o conteúdo

title: Mikrotik: Criando Usuário

Mikrotik: Criando Usuário

Rascunho gerado por agente

Este documento foi produzido a partir da exploração da wiki do LHISP. Os valores exatos de usuários, senhas e permissões devem ser validados pela equipe técnica antes de qualquer uso em produção.

Objetivo

Registrar o procedimento para criar um usuário local no Mikrotik com permissões completas para integração com o LHISP.

Quando usar

Use este fluxo quando for necessário:

  • permitir que o sistema acesse um Mikrotik;
  • criar um usuário administrativo no equipamento;
  • ajustar credenciais para integração via Winbox/SSH;
  • preparar o equipamento para automação e configuração remota.

Pré-requisitos

  • Acesso ao Mikrotik via Winbox ou console equivalente.
  • Permissão administrativa para criar usuários.
  • Nome do usuário desejado.
  • Senha escolhida para o acesso.
  • Acesso ao grupo full no equipamento.

Passo a passo

  1. Acesse o Mikrotik pelo Winbox.
  2. Vá em System > Users.
  3. Clique no botão + para abrir a tela de novo usuário.
  4. Preencha o campo name com o nome desejado.
  5. Selecione o grupo full no campo group.
  6. Informe a senha no campo password.
  7. Repita a senha em Confirm Password.
  8. Clique em OK para criar o usuário.

Campos importantes

Campo Descrição
name Nome do usuário que será criado.
group Grupo de permissões; a wiki indica o grupo full.
password Senha do novo usuário.
Confirm Password Confirmação da senha informada.

Resultado esperado

  • O usuário é criado com sucesso no Mikrotik.
  • O sistema passa a ter um usuário com permissões totais para executar as configurações necessárias.
  • O equipamento fica pronto para os próximos passos do fluxo de integração.

Problemas comuns

Problema Como tratar
O usuário não é criado Verifique se a senha e a confirmação coincidem.
O sistema não consegue aplicar configurações Confirme se o grupo é full.
Acesso ao Winbox não está disponível Verifique conectividade, credenciais e permissões administrativas.

Observações

  • A wiki destaca que o grupo full é indispensável para a integração com o sistema.
  • O procedimento é simples e focado apenas na criação do usuário administrativo.
  • Não foi encontrada no demo uma tela equivalente 1:1 para essa etapa; por isso esta página foi migrada a partir do texto da wiki.

Dúvidas para revisão

  • O nome de usuário deve seguir algum padrão por cliente ou ambiente?
  • A senha precisa obedecer a política mínima específica?
  • Há outros grupos além de full suportados pela integração?
  • O acesso via Winbox é obrigatório ou o fluxo também vale para SSH/terminal?

Screenshots sugeridos

  • A wiki não fornece uma captura operacional 1:1 e o demo não expõe essa mesma tela.
  • Se surgir uma tela equivalente no demo, ela poderá ser adicionada em docs/assets/screenshots/rede-infra/mikrotik-usuario.png.